Você está passando por aquela fase em que os seus filhos pedem, a todo instante, por um companheirinho de estimação? Se ainda tem algumas dúvidas sobre o assunto, saiba que isso é absolutamente normal. E não existe uma escolha certa aqui: depende da estrutura da sua casa, da personalidade da criança e do quanto você está disposto a dedicar parte do tempo a esse novo amigo.

O que muita gente não conhece são os benefícios dos animais de estimação para crianças. Foi pensando nisso que elaboramos este post! Veremos quais são as melhores raças de cães e gatos para os pequenos, o lado bom de ter um pet em casa e que outros animais você pode escolher. Boa leitura!

Principais benefícios dos animais de estimação para crianças

Desenvolvimento do senso de responsabilidade

Logo no início da vida, crianças que convivem com animais de estimação desenvolvem um senso de responsabilidade e da importância de cuidar bem dos outros. Afinal, os bichinhos precisam de atenção e cuidado e, em grande parte, dependem dos seres humanos para que tenham saúde, se divirtam e se alimentem bem nos horários corretos.

Assim, incentivadas por esse compromisso de cuidar bem dos animais, elas aprendem a ser mais compreensivas e empáticas — além de desenvolverem gradualmente a própria autonomia, para que possam agir com sensatez diante das adversidades do cotidiano.

Compreensão sobre as consequências dos próprios atos

Cuidar de um animal também pode fazer com que a criança entenda que tudo que fazemos tem suas consequências. Quando alguma tarefa ou obrigação não for feita corretamente, os resultados serão reais e bem práticos, para que ela compreenda que aquelas atividades devem ser feitas dentro da rotina.

Se a caixinha de areia do gatinho não for limpa, por exemplo, ele dificilmente vai querer utilizá-la de novo, fazendo suas necessidades em outros ambientes da casa. Da mesma forma, se a ração não for oferecida no horário certo, os animais ficarão inquietos e tristes por estarem com fome.

Tudo isso ajuda a criança a aprender que não cumprir com as obrigações pode gerar transtornos para o dia a dia.

Estímulos de calma e tranquilidade

Com a responsabilidade de criar um animal de estimação, a criança adquire autoconfiança. Isso porque, ao ser bem-sucedida nas tarefas com os bichinhos, ela passa a se sentir melhor consigo mesma, tendo a certeza de que é capaz de exercer atividades que exigem mais seriedade e até se sentindo orgulhosa dessas realizações.

Desenvolvimento da autoconfiança

Também vale a pena lembrar que os animais de estimação trazem uma profunda sensação de calma para os donos — especialmente os pequenos. É comum que eles fiquem relaxados perto dos seus amigos de quatro patas, mais até do que na presença de outras pessoas. Assim, acabam podendo contar com a companhia dos bichinhos quando se sentirem chateadas, tristes ou com raiva.

As melhores raças de cães para crianças

Antes de mais nada, é necessário entender que o cachorro perfeito para os seus filhos é aquele que não se irrita com facilidade, que seja paciente e que se diverte por muito tempo — além, é claro, de ser bastante dócil. De acordo com essas características, selecionamos algumas raças para auxiliar você.

Powered by Rock Convert

Buldogue inglês

O buldogue inglês tem a maioria dessas qualidades que citamos. Além de extremamente dócil, mesmo com um nível baixo de energia, ele é muito esperto e brincalhão. No entanto, tenha um pouco de atenção com esse animal: por ser muito protetor, ele exige uma disciplina particular!

O ideal é que, desde filhotes, os buldogues sejam educados a respeitar os comandos da família, sendo sempre acostumados com novas pessoas.

Poodle

Bastante conhecidos, os poodles são muito indicados para famílias que têm crianças. Ativos, inteligentes e gentis, eles adoram brincar e ainda são uma excelente companhia para quem tem alergia, já que eles não soltam muitos pelos. A versão toys dessa raça é uma exceção, pois é bastante delicada — portanto, não recomendada para criança.

Pug

Pequenos, os pugs não latem nem exigem muitos exercícios físicos, ou seja, são ideais para quem mora em apartamentos! Quando treinados e socializados, eles apresentam um temperamento dócil e carinhoso, tornando-se muito indicados para os pequenos. Podem ser um pouco teimosos, além de apresentar alguns problemas de respiração. Ainda assim, com certeza podem contribuir significativamente para o desenvolvimento cognitivo do seu filho!

As melhores raças de gatos para crianças

Os pequenos a todo momento desejam brincar com o seu mais novo amiguinho. Por isso, é necessário escolher uma raça de gato que não tenha nenhum problema em ser tocado e acariciado por eles, podendo transitar por todos os cômodos da casa. Vejamos alguns a seguir.

Persa

Animal bastante calmo e paciente, o gato persa é uma excelente companhia para casas com crianças. Você deseja ter mais de um animal? Fique tranquilo, pois ele também é um ótimo companheiro para os outros bichinhos, convivendo muito bem no dia a dia!

Siamês

Não podemos deixar de citar o gato siamês nesta lista dos bichinhos mais adequados para crianças, não é verdade? Afinal, esses animais são carinhosos e querem sempre atenção, pedindo carinho e mimos a todo momento. Muito simpáticos, eles estão sempre por perto, bem envolvidos com os pequenos.

Outros animais de estimação recomendados para crianças

Engana-se quem pensa que os animais de estimação se resumem aos gatos e cachorros! Para quem não tem muito espaço em casa, uma ótima opção para crianças é ter um aquário com peixinhos, por exemplo. Além disso, os pais também podem adotar um hamster. Hoje, existem gaiolas que ocupam espaços pequenos e contam com materiais que permitem ao bichinho desenvolver diversas brincadeiras.

Enfim, são muitas as opções! O mais importante, como vimos, é entender os benefícios dos animais de estimação para crianças. Se ainda não tiver se decidido, o ideal é avaliar o perfil dos seus filhos e a estrutura do seu espaço para escolher o pet que mais vai trazer felicidade e desenvolverá a responsabilidade das crianças.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Agora, para ter acesso a mais dicas e novidades como estas, curta a nossa página no Facebook!