Para se destacar no mercado de trabalho, é preciso inicialmente entender o seu perfil profissional, de modo que possa escolher aquela carreira que mais se adéqua aos seus objetivos e gostos. Independentemente da área escolhida, existe a necessidade de estar sempre se aperfeiçoando e buscando por tendências, para que possa oferecer as melhores soluções ao seu público. 

Ao escolher pelo curso que atende às suas expectativas, um questionamento que acomete a muitos jovens está relacionado ao entendimento sobre quais são as profissões do futuro. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você conheça quais as profissões do futuro. Boa leitura!

Profissões relacionadas à TI

A tecnologia da informação vem ganhando um espaço cada vez mais entre as organizações, uma vez que, por meio dela, é possível automatizar processos e reduzir custos, além de contar com números mais precisos que permitem processos decisórios de forma mais eficaz. 

Nesse sentido, elas estão entre as profissões do futuro a de detetive de dados, cujo objetivo é entender o que os dados têm a dizer sobre determinada área do negócio, além de entender os principais questionamentos do big data.

Além disso, pode ser destacada qualidade a de facilitador de TI, que vai pesquisar e entender as principais tendências digitais para criar soluções que sejam automatizadas, até mesmo a criação de um assistente virtual. 

É papel desse colaborador estar por dentro das particularidades do negócio para que se crie soluções customizadas para a realidade daquela organização, oferecendo alternativas que proporcionarão maior vantagem competitiva para a empresa.

Entre os cursos que englobam essas questões, destacam-se TI, Engenharia, Ciências da Computação ou até mesmo Administração. 

Gestor de desenvolvimento de negócios 

O que toda organização deseja, certamente, é contar com vendas mais atrativas e números positivos ao final de cada mês. Para traçar um planejamento eficaz nesse sentido, é preciso contar com colaboradores que entendam técnicas para fazer negócios a partir de soluções mais modernas do mercado, como aquelas relacionadas à inteligência artificial

Dessa forma, o gestor de desenvolvimento de negócios é aquele profissional apto para implementar programas em que esse é o principal foco: acelerar os resultados. 

Para isso, é preciso que esse colaborador conheça a realidade da área de vendas, entenda sobre as principais objeções de seu negócio, além de contar com informações precisas sobre inteligência artificial, computação em nuvem e machine learning. 

Coaching de bem-estar financeiro 

Hoje, uma das principais preocupações de qualquer pessoa está relacionada ao fato de conter uma vida financeira saudável, de modo que tenha boas condições para fazer investimentos e ainda permita monitorar as atividades financeiras como um todo. 

Deve-se destacar, no entanto, que esse profissional não atuará diretamente no planejamento de seus clientes, mas oferecerá recursos e ferramentas para que eles possam alterar a sua rotina e consigam um desenvolvimento pessoal mais próspero. 

Dessa forma, por meio de sua expertise profissional, o coach de bem-estar financeiro vai permitir que seus clientes possam transformar a relação que eles têm com o dinheiro, e ainda definir em conjunto os principais objetivos — realizar investimentos, adquirir patrimônio etc. —, bem como entender e resolver os principais problemas financeiros enfrentados. 

Powered by Rock Convert

Para essa profissão, é preciso fazer algum curso que seja correlato com finanças, como Administração ou Economia. 

Gestor de resíduos

Cada vez mais as pessoas e as empresas se preocupam em oferecer um destino adequado ao lixo produzido em sua rotina. Nesse sentido, quando apresentamos quais são as profissões do futuro, devemos destacar o gestor de resíduos, cujo principal papel é conter habilidades que proporcionarão expertise para lidar com resíduos sólidos produzidos nas cidades e pelas organizações. 

Inclusive, já existe uma lei que torna obrigatório contar com esse profissional em determinadas atividades, como no tratamento de água, esgotos e para a limpeza urbana. Quem deseja atuar nessa área precisa fazer cursos com temáticas relacionadas, como gestão ambiental ou engenharia ambiental. 

Profissional de logística

Para que uma empresa possa se destacar no mercado, existe a necessidade de contar com bases bem alinhadas para o seu planejamento estratégico. A partir disso, gestores têm a oportunidade de analisar informações mais precisas para as suas decisões, bem como oferecer treinamentos que estejam de acordo com a realidade de seu negócio. 

A logística, nesse contexto, contém uma importância crucial para o destaque das empresas. É por meio dela que as organizações podem atingir as metas preestabelecidas, assim como alcançar resultados mais expressivos.

Sendo assim, o profissional de logística é aquele que atua de áreas como transporte, compras e entregas de produtos em um negócio, permitindo com que a equipe possa desfrutar dos benefícios de uma área bem integrada com os outros setores da empresa.

Como as organizações buscam por soluções que aumentem a sua produtividade e possam oferecer outras possibilidades ao seu time, essa é uma profissão que vai se destacar nos próximos anos. 

Conselheiro de compromisso com a saúde

Discussões relacionadas ao relacionamento que temos com a própria saúde vem ganhando mais importância no dia a dia. Cada vez mais as pessoas veem a necessidade de contar com uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos e contar com dietas personalizadas para a sua própria realidade e objetivos a serem alcançados. 

O conselheiro de compromisso com a saúde contribuirá nesse sentido, uma vez que é uma espécie de coaching individual que oferece conselhos para que os seus clientes possam monitorar continuamente as suas atividades. 

Para exercer essa profissão, é preciso fazer cursos da área de bem-estar, como nutrição ou educação física. Também existe a opção de exercer modalidades esportivas, como o Crossfit e o Yoga. 

Neste conteúdo, você pôde conhecer quais as profissões do futuro, bem como entender os cursos necessários para que estejam aptos a exercerem essas funções. 

Conforme abordado, o ideal é entender quais são aquelas matérias que mais exercem prazer para o seu estudo, além de entender o seu perfil para que a escolha seja eficaz, permitindo que você esteja sempre envolvido na busca por aprendizado e aperfeiçoamento na profissão escolhida.

E você, já sabe o que vai fazer e qual área seguir para a sua carreira? Deixe seu comentário no post, compartilhe as suas experiências com a gente e conte quais são as considerações feitas por você no momento de escolher pela profissão.