Não é novidade que a poupança não é um bom investimento para quem quer fazer o dinheiro render e trabalhar para você, certo? Contudo, com tantas incertezas políticas e econômicas e tantas opções de investimento, onde aplicar dinheiro? 

Preparamos um passo a passo para você saber qual o seu perfil de investidor e os melhores investimentos para o seu dinheiro render mais. Vamos lá? 

Antes de mais nada: planejamento 

Para investir com segurança, é fundamental que você tenha bem claro qual o seu perfil de investidor e objetivo, ou seja, um plano para o dinheiro destinado ao investimento. Isso porque, dependendo do prazo e da necessidade de receber esse dinheiro de volta, ou seja, a liquidez, um ou outro investimento pode ser mais indicado.

Não entendeu? Então acompanhe o exemplo: 

Isabela quer fazer uma viagem internacional em 2022. Ela está destinando todo mês uma quantia para esse objetivo. Seu perfil de investidora é conservador. Isso quer dizer que ela preza por investimentos de menor risco possível. Então, qual o melhor para ela?

Investimentos de até 2 anos são considerados de curto prazo. Portanto, Isabela precisa de um investimento que tenha validade de até 2 anos, para que não seja cobrada pela retirada do capital antes do prazo. A liquidez é importante para Isabela, pois ela precisa ter a garantia de, após o vencimento, o dinheiro seja liberado quanto antes. 

Além disso, é importante que ela escolha investimentos que protejam seu dinheiro das oscilações do câmbio e que ofereça baixo risco. 

Tesouro Direto Prefixado e IPCA+ ou mesmo as Letras de Crédito podem ser boas opções para Isabela ter melhores rendimentos, mantendo o baixo risco. 

Vejamos outro exemplo, agora de Roberta:

Aos 25 anos, Roberta quer investir para sua aposentadoria. Seu perfil de investidora é moderada, ou seja, permite ganhos menores que a inflação para ter melhores rendimentos. 

Por trata-se de um investimento de longo prazo, os rendimentos tendem a ser melhores. Roberta deve atentar-se à data de vencimento do título, pois retirar o dinheiro da aplicação antes do prazo, acarretará em multas. Ela deve ter em mente que esse dinheiro não deve ser considerado para uma emergência, pois a liquidez em geral é baixa. 

Os melhores investimentos para Roberta são o Tesouro Direto IPCA + 2035, que garante uma proteção contra a inflação, CDBs com data de vencimento acima de 15 anos — investimentos protegidos pela FGC (Fundação Garantidora de Crédito), além de Fundos de Investimento, que embora não sejam investimentos de Renda Fixa, possuem boas opções com baixo risco. 

Agora que você já entendeu um pouco sobre a teoria, vamos para o passo a passo para você planejar e orientar os seus investimentos. Acompanhe! 

Passo a passo para acertar na hora aplicar seu dinheiro

Veja como investir seu dinheiro da melhor forma e tenha mais segurança e bons rendimentos. Confira!

Descubra qual seu perfil de investidor 

Conservador, moderado ou arrojado? Como é o seu perfil de investimento? Essa informação é extremamente importante para acertar na escolha dos melhores investimentos para o seu dinheiro. 

  • conservadores: buscam por investimentos que permitam ganho constante, acima da inflação;
  • moderados: aceitam ganhos pontuais abaixo da inflação em busca de melhores rendimentos a longo prazo; 
  • arrojados: quer maximizar o potencial ganho mesmo que exponha seu capital a momentos de rendimento negativo. 

Esse perfil indicará o quanto você está disposto a se arriscar nos investimentos. Está com dúvida de definir qual o seu perfil? Muitas plataformas oferecem um simulador para isso. A XP Investimentos, Rico e Easy Invest são uns dos mais conhecidos. 

Organize seus objetivos

Para cada objetivo, há investimentos mais adequados. Isso não significa que você tenha que ter somente um objetivo por vez. Se cada reserva tem um objetivo específico, trabalhe-as separadamente para alcançar melhores resultados. 

  • objetivos de curto prazo: são os investimentos de até 2 anos. A alta liquidez é uma dos seus benefícios. Reservas de emergência, viagens, mobiliar a casa e objetivos que estejam nessa janela de prazo se enquadram nesse perfil;
  • objetivos de médio prazo: investimentos para serem retirados entre 2 e 5 anos. Compra do carro e bens de alto valor podem entrar nesse cenário. É preciso ficar atento à liquidez, pois retirar o dinheiro antes do vencimento acarreta perdas;
  • objetivos de longo prazo: esse é o objetivo de quem quer planejar o futuro. Aposentadoria, faculdade dos filhos e outros objetivos que tenham janela de execução acima de 5 anos estão nesse perfil. 

Encontre os melhores investimentos

Sabendo qual seu perfil de investidor e os objetivos do investimento, agora é o momento de definir os melhores investimentos para seu caso. Aqui, é importante lembrar de que uma carteira diversificada é o mais interessante para quem busca bons rendimentos, para isso adéque seus objetivos aos ativos mais interessantes, considerando liquidez, rentabilidade e qualidade dos ativos.

Separamos alguns dos principais investimentos para você conhecer. 

Investimento 

Características

Prazo de investimento

Títulos Públicos: Tesouro Selic; Tesouro Prefixado; Tesouro IPCA

Emitidos pelo governo federal.

 

Tem opções de curto, médio e longo prazo

Certificados de Depósito Bancário (CDB)

Título emitido pelos bancos em troca do recebimento da quantia investida acrescido de taxas de juros.

Tem opções de curto, médio e longo prazo

Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA)

Título de renda fixa emitido por instituição financeira, que direcionará os recursos para o financiamento de imóveis ou setor agrícola. Não existe cobrança de IR para pessoas físicas.

Tem opções de médio e longo prazo. 

Debêntures

Títulos emitidos por empresas: o comprador empresta dinheiro à companhia em troca do recebimento do dinheiro acrescido de juros.

Investimentos de maior risco. Têm melhor rentabilidade a longo prazo.

Fundos de Investimento

Junção de vários investidores e cotistas, que compartilham recursos para maximizar lucros e diminuir riscos. Podem ser de renda fixa ou variável.

Têm diversos graus de risco, indo do baixo ao muito alto. A liquidez também varia conforme o fundo. 

Mantenha-se informado

Para garantir que suas aplicações estejam adequadas, com os melhores rendimentos e liquidez alinhada ao seu objetivo, é preciso estar atento ao que acontece na economia e também no mercado de investimentos.

Powered by Rock Convert

Afinal, estamos falando de características muito voláteis, ou seja, em pouco tempo as coisas mudam e o investimento que antes era o melhor que poderia ser feito deixa de ser. Por isso, mantenha-se sempre informado nas revistas especializadas, como Você S/A, Istoé Dinheiro e Exame, além dos títulos de atualidades que trazem um panorama da economia e política. 

Agora que você já sabe onde aplicar dinheiro. Está na hora de colocar a mão na massa e se municiar de informações sobre a economia e política do país e do mundo, para acertar na escolha do seu investimento e maximizar seus rendimentos. Com o GoRead você tem na palma das mãos as melhores revistas sobre o tema. O acesso é ilimitado e você pode fazer download das suas revistas favoritas para ler onde e quando quiser! O primeiro mês é grátis.

Está esperando o quê para garantir sua leitura diária? Faça seu cadastro e dê um plus também nos seus investimentos!