As tendências de moda, primavera-verão ou outono-inverno, são determinadas dentro e fora da passarela, em uma junção equilibrada das revisitações feitas por estilistas e do que a própria sociedade está usando. Se você curte um estilo antenado e de acordo com o mundo fashionista, é importante conhecer quais são os trends do momento.

Para que você compre exatamente o que gosta, mas consiga estar na moda primavera-verão 2020, fizemos este post com dicas de tendências para a próxima estação. Além disso, explicamos como funciona os calendários fashion e como são montados anualmente. Tenha uma boa leitura!

Como funcionam os calendários de moda?

Os calendários de moda foram criados pelo estilista Charles Worth. Dessa forma, facilitavam o lançamento de tendências de acordo com a comunicação, comportamento, diferenciação e atualidade do momento. Assim, esses quatro elementos principais da moda de passarela poderiam ser explorados e divulgados para a sociedade com melhor assimilação do mercado.

Então, o calendário de moda foi dividido entre outono-inverno e primavera-verão, trazendo tendências de acordo com as estações, mas ao mesmo tempo com os conceitos básicos da alta-costura e do mundo fashion. É importante notar que não há muitas diferenças entre as coleções nacionais e internacionais — pelo menos não para a estação.

O que muda, nesse sentido, é que o hemisfério sul do planeta — onde está o Brasil, por exemplo — aproveita a primavera-verão de setembro a março enquanto, nesse mesmo período, o hemisfério norte — onde fica a Europa e os Estados Unidos — está passando pela moda outono-inverno.

Quais são as tendências para moda primavera-verão?

Agora que você entende melhor sobre os calendários de moda, estações das coleções e como são escolhidas, conheça as tendências para a próxima estação primavera-verão!

Neon

As cores neon estão com tudo, sendo tendência internacional para a moda primavera-verão de 2020. Você pode encontrar essas cores da maneira mais clássica possível, com tons verdes, rosas, laranjas e amarelos.

No entanto, também há o acréscimo do violeta e do branco como cores que se destacam durante a noite com a luz negra. E não pense que essas cores são apenas para as roupas. Kylie Jenner — It Girl do Instagram — faz bom uso do neon em:

  • artes para unhas;
  • perucas;
  • pinturas customizadas para o carro;
  • sapatos e acessórios.

Flatforms

As flatforms já foram sensação durante os anos 90, você lembra? São aquelas sandálias com salto de plataforma, mas totalmente retas, não fazendo aquela curvatura típica para o pé.

Justamente pelo desenho flat dessas plataformas é que elas acabam sendo um acessório muito usado pelo público masculino — além do feminino, é claro. Aqui vale combinar outras tendências para ficar ainda mais fashion, como sandálias de plástico em cores neon.

Plastificados

Os plastificados volta e meia são tendências para o outono-inverno — em guarda-chuvas, galochas e capas — e a primavera-verão. Na próxima estação, em 2020, pense em outros acessórios para isso, como:

  • chapéus em plástico;
  • bolsas de plástico;
  • sapatos com detalhes em plástico;
  • relógios, cintos, carteiras e outros acessórios em plástico.

Moda praia minimalista

A moda praia é o principal foco das tendências para primavera-verão. Você imagina essas estações sem uma piscininha ou praia? Pois é! Aqui, o principal trend é o minimalismo, trazendo peças com cortes diferenciados, mas que têm design tradicional e são monocromáticas.

Apesar das cores da estação estarem sempre em alta na moda primavera-verão, quando se trata das roupas de praia para 2020, a ideia é usar os colors blocking, ou cores em bloco, incluindo preto, marrom e bege.

Assim, tudo bem ficar coloridão na rua, mas se for para a beira d’água, é melhor optar por uma cor só.

Pochetes

As pochetes já foram uma grande sensação para os taxistas e cobradores de ônibus durante as décadas de 80 e 90. Porém, as tendências de moda são circulares e sempre revisitam o que já tivemos no passado, acrescentando toques modernos do que temos hoje.

Nesse quesito, as pochetes ganharam mais tiras e viraram mini-bolsas que podem ser transpassadas no corpo pela frente ou pelas costas. Além de incluírem desenhos divertidos, as novidades para elas são:

  • formatos de animais;
  • estampas coloridas;
  • tecidos ecológicos;
  • versatilidade no uso.

Revisitação Tie-dye

O Tie-dye é um estilo de coloração para roupas que traz cores vibrantes e mescladas, mas que parecem manchas nos tecidos. Tudo é proposital e é justamente essa ideia despojada que é trazida direto dos anos 70 para 2020.

A principal diferença agora está na ousadia de tecidos. A típica coloração Tie-dye era muito usada por hippies, em roupas de algodão e seda. Agora, você pode encontrar esse estilo até no nylon e no jeans.

Estilo wraped

A palavra vem do inglês e significa “enrolado em algo” — e isso descreve muito bem o estilo. Podendo ser usado tanto por homens quanto por mulheres, o wraped consiste em roupas com tecidos que parecem que foram apenas amarrados ao corpo, fazendo pequenas sobreposições nas aberturas. 

Para as mulheres, o vestido desse estilo cai muito bem, favorecendo a marcação da cintura e valorizando o colo. Já para os homens, o wraped pode ser aproveitado em camisas e saias retas masculinas.

Cores da estação

As cores da estação — amarelo, laranja, rosa e verde — são clássicos que aparecem em tons mais suaves. Aqui, vale a pedida de investir bastante em lavanda, branco e palha, trazendo leveza para os trajes e alegria para as ruas.

Lembre-se de que a moda não se trata apenas de estilo, mas é, também, uma forma de expressão. Então, as cores da estação podem ser tendências, mas o seu mood para o dia é o que deve comandar a seleção da sua paleta de vestuário.

Se você está lendo nosso post, você certamente se interessa por moda primavera-verão. Uma boa dica para que você mantenha seu estilo na próxima estação é pesquisar mais sobre as tendências e entender o que elas podem oferecer. Assim, você pode ficar por dentro do mercado fashion, além de arrasar nas passarelas da cidade.

Para que seus amigos fiquem tão estilosos quanto você, compartilhe este post nas redes sociais e mostre como é importante entender sobre coleções de moda!