Quer saber quais são os melhores carros para família? Saiba que essa escolha demanda muito mais do que uma análise sobre o gosto pessoal dos integrantes do grupo. É preciso compreender a rotina de cada um, considerando o deslocamento diário, frequência de uso, quantidade de espaço que eles ocupam e, claro, o conforto.

Existem muitas variáveis que devem ser consideradas na hora decidir entre as melhores opções. Se está pensando em trocar de veículo, este post traz todas as dicas que você precisa para fazer a escolha mais acertada. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas.

1. Espaço

Primeiramente, é preciso considerar o tamanho da sua família. Não dá pra arriscar a segurança dos seus familiares amontoando a todos em carros muito pequenos, sem as devidas proporções para atender a quantidade de pessoas que farão uso do automóvel, certo?

Portanto, tenha em mente a quantidade de pessoas que o veículo terá de transportar e com qual frequência isso acontece. Caso vocês gostem de viajar de carro, esse aspecto é ainda mais relevante e está intimamente atrelado ao conforto.

É claro que outros fatores também devem ser analisados, como área da garagem, facilidade de estacionar nos locais mais frequentados e, até mesmo, a quantidade de carga que o automóvel deve transportar. Se o intuito é usá-lo para deslocamentos urbanos, talvez seja uma boa investir em modelos menores, por exemplo.

Vale ressaltar que o porta-malas também entra nesse quesito. Fazer compras ou viajar se torna muito mais prático com veículos que têm uma ampla capacidade de armazenamento — os sedans são ótimos nesse aspecto, inclusive. Se for o caso, antes de comprar o carro, faça testes com os materiais que você costuma carregar para confirmar se suas necessidades serão devidamente atendidas.

2. Potência e consumo

Esse ponto está bastante associado ao anterior, afinal, quanto maior e mais espaçoso o automóvel for, mais ele exigirá do motor e, consequentemente, mais combustível consumirá. Embora as tecnologias modernas consigam otimizar esse quadro, ainda é impossível dissociar essa relação — a menos que você opte por veículos elétricos.

Pense se é realmente necessário ter um veículo 2.0 para levar as crianças para a escola em ruas planas, a poucos quarteirões de distância, ou se é melhor optar por algo que apresente um custo-benefício mais adequado, como versões 1.4 e, até mesmo, 1.0. 

No entanto, caso estradas façam parte da sua rotina, talvez seja uma boa optar pelos modelos mais potentes. Os ganhos em rodovias representam não só um veículo mais fácil de dirigir, mas uma reposta capaz de auxiliar muito em ultrapassagens e garantir mais segurança à família.

Entenda, contudo, que o consumo de um tipo de motor para outro pode variar sensivelmente. Enquanto um Ônix 1.4 consegue fazer 12,5 km por litro de gasolina, um Hyundai HB20 1.0 percorre apenas 11,6. À primeira vista, parece que a diferença é pouca, mas considerando os altos preços de combustível que o país enfrenta, os gastos podem ser razoavelmente impactantes.

Powered by Rock Convert

3. Estilo de vida

Sua família gosta de fazer trilhas, ir para a praia e ter muito contato com a natureza? Se a resposta for sim, a suspensão e os acessórios disponíveis em veículos off-road fazem toda a diferença. A mesma lógica vale para as alternativas de passeios que vocês curtem.

Os viajantes de plantão devem considerar, ainda, fatores como desempenho na estrada, itens de segurança e acessórios relacionados ao conforto. Uma boa dica é conversar com donos de modelos semelhantes ao que você deseja para obter informações mais realistas do que as disponibilizadas pelas fabricantes e concessionárias — emboras elas não devam ser descartadas.

4. Acessórios

Embora alguns itens façam parte da segurança da sua família e que jamais devem ser negligenciados, como vidros elétricos, trava elétrica, alarme e air bags traseiros, outros fazem toda a diferença para garantir o conforto de todos. 

Sensores de ré podem ser muito úteis para parar naquela vaga quando for buscar as crianças em algum evento, enquanto o ar-condicionado transformará as suas viagens em algo muito mais agradável. Sendo assim, analise as relações de custo-benefício que cada adicional traz e converse com as outras pessoas sobre o quanto aquela tecnologia será bem-vinda.

5. Principais modelos

Cada família tem um perfil, e cada categoria de veículo visa atender às necessidades de todos os membros. As SUV, por exemplo, são confortáveis, espaçosas e potentes, mas são caras, consomem muito e ocupam muito espaço. Há também, os tradicionais veículos populares, que oferecem uma quantidade razoável de acessórios — dependendo da versão escolhida — e aliam ótimo custo-benefício e consumo.

Como escolher a categoria específica pode não ser algo simples, decidimos trazer alguns exemplares que atendem bem a todos os tipos de pessoas. Veja abaixo os melhores carros para família em 2019, independentemente da categoria:

  • Kia Soul;
  • Renault Logan;
  • Ford EcoSport;
  • Toyota Corolla;
  • Hyundai Tucson;
  • Chevrolet Cobalt;
  • Nissan Grand Livina;
  • Volkswagen Voyage;
  • Hyundai ix35;
  • Volkswagen Fox;
  • Chevrolet Onix Joy;
  • Renault Sandero;
  • Fiat Grand Siena;
  • Ford Ka e Ford Ka Sedan;
  • Nissan Versa.

6. Preço

Consideradas todas as variáveis que listamos acima, é hora de começar a pesquisa em busca do melhor preço. Em vez de comprar um modelo zero e sofrer uma grande desvalorização, opções seminovas são altamente interessantes.

Encontre uma concessionária de confiança, ou uma agência de veículos, e tente obter o melhor valor — principalmente se for à vista. É bem provável que você obtenha sucesso na negociação, seja em forma de descontos, seja na inclusão de serviços ou acessórios extras. Qualquer alternativa é bem-vinda.

Por fim, não deixe de consumir revistas ou outras fontes de informações específicas para veículos a fim de entender com mais propriedade do assunto. Não basta apenas confiar nas opiniões de amigos ou dos vendedores para fazer um bom negócio. Afinal, o maior interessado em oferecer experiências agradáveis e seguras à sua família é você mesmo.

Siga as nossas dicas, converse bastante com seus familiares, faça testes com os carros que você se interessou e se mantenha informado. O mercado automotivo muda frequentemente e é importante ter propriedade na hora de analisar as opções disponíveis e compatíveis com a sua família.

Agora que você já conhece os melhores carros para família, aproveite para continuar se informando e leia nosso artigo sobre os melhores e mais baratos carros esportivos no Brasil.