Muitas pessoas esperam o ano todo por essa estação. O motivo principal é a saída do inverno e a chegada de um clima com temperaturas amenas. Além disso, é uma época ideal para viajar com a família, uma vez que diferentes eventos acontecem pelo mundo. Uma das curiosidades sobre a primavera é que no Hemisfério Sul ela começa em setembro, no dia 23.

No Brasil, ocorre a chamada primavera austral e ela recebe esse nome porque começa exatamente no equinócio do mês de setembro e termina no solstício de dezembro. Isso quer dizer que, no primeiro dia da estação, a luz solar e a noite têm o mesmo tempo de duração.

Quer conhecer outras onze curiosidades sobre esse período do ano? Chegou bem na hora. Boa leitura!

1. O nome tem origem latina

A primavera tem como nome original prime vere e significa princípio dos bons tempos. Isso é um fato bastante curioso, pois, até o século XVII, o calendário anual era dividido em apenas duas partes. Uma era chamada de veris e traz a ideia de bons tempos. A outra parte era denominada hiems ou o que conhecemos como maus tempos.

Para completar as curiosidades sobre estações, outono vem de tempus autumnus, que quer dizer tempo do acaso. Já o inverno vem de tempus hibernus, traduzido como tempo de hibernar. O verão é chamado de veranum tempus em latim e pode ser entendido como tempo de frutificação.

2. A primavera e o outono têm semelhanças

Essas duas estações começam nos equinócios de todo ano. Como já explicamos, esse é o momento em que o dia e a noite duram a mesma quantidade de tempo: 12 horas. Isso acontece porque, nesses períodos, devido aos movimentos de translação e rotação da Terra, nosso planeta recebe Sol nos dois hemisférios de forma igual.

Na primavera, com o passar das semanas, os dias vão ficando mais longos e as noites mais curtas. O que é ideal para levar crianças e animais de estimação para passear, não é?

3. A China celebra a primavera há milênios

Você sabia que na cultura da China a primavera é celebrada há mais de 4 mil anos? O evento se chama Festa da Primavera e acontece em dias bem diferentes do que você pode imaginar. A comemoração vai de 23 de dezembro até 15 de janeiro, porque os chineses seguem o calendário lunar.

É justamente por esse motivo que se comemora o ano novo chinês quase um mês depois do restante do planeta.

4. A primavera é a estação das flores

Como dissemos, os dias são mais longos a partir da primavera. As plantas percebem essa mudança rapidamente por causa da fotossensibilidade e isso estimula seu crescimento e florescimento. Além disso, o aumento da temperatura desperta a vegetação da dormência provocada pelo frio do inverno, fazendo com que ela acumule mais energia para suas folhas, flores e frutos.

Agora faz todo sentido tudo aquilo que sabemos sobre o ciclo das plantas, não é? Outra curiosidade sobre a primavera é que as flores não servem só para embelezar, mas também dão origem a frutas, legumes e vegetais — um total de mais de 2.000 espécies diferentes deles.

Veja algumas flores típicas dessa estação:

Powered by Rock Convert
  • rosa;

  • girassol;

  • margaridinha;

  • orquídea;

  • jasmim;

  • hortênsia;

  • helicônia;

  • alamanda;

  • gérbera;

  • hibisco;

  • jasmim-estrela;

  • boca-de-leão;

  • crisântemo;

  • narciso;

  • violeta;

  • dama-da-noite.

5. Muitos animais acordam nessa estação

O comportamento dos animais muda conforme as estações, sabia? Por exemplo, os pássaros são conhecidos por fazerem movimentos migratórios, ou seja, viajam em bandos à procura de lugares com mais oferta de comida e clima melhor. Isso acontece logo na entrada do inverno, quando eles viajam para evitar as temperaturas frias e a queda da oferta de alimentos.

Já na entrada da primavera, eles retornam para suas regiões de origem, pois entendem que o ambiente já está mais propício para suas moradias. Algumas outras espécies de animais dormem durante o inverno todo e acordam quando chega a primavera, entre elas:

  • morcegos;

  • ouriços;

  • esquilos;

  • ursos;

  • abelhas;

  • alguns insetos;

  • répteis.

6. Os oceanos influenciam o clima da estação

Sabia que os hemisférios da Terra têm porções diferentes de água? Repare que o sul é banhado em sua maior parte pelo oceano Pacífico e Atlântico, enquanto o norte é predominantemente continental, onde se encontram partes da América, Europa e Ásia. Isso influencia o clima do planeta, pois, conforme os dias da primavera passam, a temperatura vai esquentando.

Como nós, no Brasil, estamos no sul e temos mais água ao redor, percebemos que a temperatura sobe bem devagar até esquentar no pico do verão, por volta de janeiro. Já o norte, por ser dominado pela Terra, não consegue se resfriar tanto e as pessoas acabam sentindo um aumento repentino no termômetro.

7. O Japão tem tradições na chegada da primavera

No Japão, exatamente no dia da chegada da primavera, existe uma tradição que faz com que as pessoas joguem grãos crus de feijões pela janela. De acordo com o costume, isso traz boas energias e sorte. Outra prática tradicional é fazer pequenas reuniões ao redor das cerejeiras quando elas florescem, dando boas-vindas à entrada da nova estação.

8. A primavera é sinônimo de Páscoa no Hemisfério Norte

Aqui no Brasil e no restante do Hemisfério Sul, a primavera acontece em setembro, como você já sabe. Porém, na outra metade do planeta, ela se inicia seis meses antes, em março — exatamente quando entramos no outono. Essa é a mesma época da Páscoa, uma data internacional.

Por isso, é uma data bastante festiva e colorida no Hemisfério Norte. Outra curiosidade sobre a primavera é que nesse hemisfério ela pode ser chamada de primavera boreal.

9. A primavera é a época da fertilidade para os animais

O ciclo de vida não é dominante só no reino vegetal: para os animais, as emoções ficam à flor da pele. Com o aumento das temperaturas, os hormônios são estimulados e as fêmeas de muitas espécies entram no cio, procurando seus parceiros para acasalarem e reproduzirem.

A natureza é autossustentável, pois nessa época há mais fartura de alimentos, o que é bom para as fêmeas prenhas.

10. Algumas pessoas sofrem com a primavera

Para quem tem alergia, é complicado aproveitar os ambientes externos durante a primavera. O motivo é o que alegra boa parte das pessoas: as flores. Como mais de 210 mil espécies delas florescem todos os anos nessa época, acaba tendo uma quantidade elevada de pólen no ar — carregado pelos ventos da estação.

Isso é essencial para o processo de polinização das plantas, o que estimula o nascimento de mais frutos e ajuda a continuar o ciclo natural da vegetação. O pólen é uma partícula minúscula semelhante à poeira, o que provoca rinites alérgicas, ataques de bronquite e sinusite.

11. Muitas festas acontecem pelo mundo durante essa estação

Muitas festas acontecem ao redor do mundo. Já falamos do Japão e da China, mas, além deles, os povos judaicos têm o costume de comemorar a libertação do seu povo, chamada de Pessach, na primavera boreal. Em boa parte da Ásia Central, é comemorado o ano novo persa, ou Nowruz, e trata-se da celebração do dia em que o rei Jamshid assumiu o poder.

Um bom lugar para visitar durante a época é a cidade de Holambra no interior de São Paulo, uma grande referência nacional na produção de flores. De maneira geral, outros atrativos da época são os dias mais longos e ótimos para aproveitar a luz do sol, fazendo atividades como leituras longas antes de dormir. Uma das curiosidades sobre a primavera no Brasil é que essa época aumenta a incidência de chuva.

Gostou dessas curiosidades sobre a primavera? Assine a nossa newsletter e receba as nossas novidades no seu e-mail!