Não vê a hora de tirar aqueles dias de descanso mais do que merecidos? Se esse momento está chegando ou se você já quer programar essa fugidinha, preparamos um guia com os melhores destinos para viagem de férias no Brasil.

Praias belíssimas, com calor na medida certa para quem busca o pé na areia e o banho de mar, opções de turismo de montanha, para aqueles que buscam o friozinho da serra. Isso sem falar nos parques de águas termais, que garantem o descanso dos pais e a alegria dos pequenos.

Já decidiu qual será o seu roteiro nestas férias? Trouxemos 9 dicas imperdíveis de destinos para sua viagem de férias!

Alta temporada ou baixa temporada?

No Brasil, a alta e a baixa temporada são bem definidas de acordo com a região: no nordeste, a alta temporada é no verão, ou seja, outubro a março. Já nas regiões serranas e dos parques termais, o período mais frio, entre maio e agosto, pode apresentar preços mais salgados.

O importante é definir o que se está buscando para as férias: sol e calor? Frio e lareira? Descanso próximo à natureza? Depois de definido o objetivo da viagem de férias, é hora de conhecer as opções.

Separamos lugares incríveis para inspirar você. Confira!

Mar, sol e calor?

Se o seu objetivo é se jogar sem medo no mar sob céu azul, o Nordeste é a escolha ideal para você. Seja nas praias com super estrutura ou nas mais escondidas, para quem quer mais privacidade, o fato é que você vai viver dias de calma, sol, calor e, claro, em praias de cair o queixo. Conheça algumas delas!

1. Beberibe — Ceará

Falésias maravilhosas, mar esverdeado e sempre quentinho. Essa é a Praia do Morro, no município de Beberibe, a 86 km de Fortaleza. O preço médio dos hotéis chega a variar em 70% quando comparado à alta temporada.

2. Ilhéus — Bahia

Quem escolhe Ilhéus para passar as férias pode aliar praias paradisíacas e ainda passeios nas fazendas de cacau e casario histórico. A cidade ainda conta com um aeroporto que recebe voos diários de diversas capitais, facilitando o acesso à região.

A costa de Ilhéus tem 100 km de praias com ótima infraestrutura na região sul e praias mais selvagens ao norte, como no distrito de Itacaré. 

3. Maragogi — Alagoas

Praias rasas, mar azul-turquesa e cheio de piscinas naturais. Caribe? Não. Maragogi! Mais especificamente entre Maceió e Recife. Ideal para os casais que querem curtir a tranquilidade da região ou para as famílias. As praias são bem estruturadas e o melhor é que, na baixa temporada, os hotéis podem oferecer diárias cerca de 34% mais baratas. Maravilha, não?

4. Praia da Pipa — Rio Grande do Norte

Está querendo um lugar mais reservado, praias desertas e dias de muita calma ouvindo o som do mar? A Praia da Pipa pode ser a opção certa para você e sua família. Há resorts e hotéis com ótima estrutura, garantindo dias de muita paz e diversão, com preços mais em conta que a capital Natal.

Friozinho na serra?

Mas se você quer mesmo é curtir o friozinho, as cidades serranas do sul e sudeste vão encantá-lo!

5. Campos do Jordão — São Paulo

Queridinha entre os que buscam o frio da serra para curtir juntinho, Campos do Jordão é um verdadeiro oásis de inverno, localizado na Serra da Mantiqueira. Casas alpinas, frio que chega fácil a 0º, restaurantes premiados, lareira e ainda muitos passeios ecológicos e culturais para fazer com a criançada.

6. Monte Verde — Minas Gerais 

Do lado mineiro da Serra da Mantiqueira está a deliciosa e aconchegante Monte Verde. Menos badalada que a vizinha paulista, a cidade tem a cara de Minas Gerais: mesas fartas, culinária típica, chocolate quente e ruazinhas estreitas. Tudo muito acolhedor! E ainda com o título de uma das cidades mais frias de MG (perdendo apenas para Maria da Fé).

A pedida, aqui, é escolher uma pousada que ofereça lazer, com banheira de hidromassagem, sauna e um café da manhã digno de reis e rainhas!

7. Gramado — Rio Grande do Sul

Outra famosa entre as cidades frias do país, Gramado e tão luxuosa quanto Campos do Jordão. Com seus belos jardins, hotéis, pousadas luxuosas e o chocolate que faz fama por onde passa, a cidade conta com atrações que alegram o coração de crianças e adultos, como o parque de neve que, durante a estação, garante a experiência de todos com os skis, bonecos de neve e temperaturas negativas.

8. Descanso na natureza

Mas se a sua escolha é ficar mais perto da natureza, deixando as crianças terem contato com a grama, os pássaros e outros animais, os hotéis fazenda de Minas Gerais são um prato cheio!

São Lourenço, Santana dos Montes e Ponte Nova são cidades que contam com hotéis fazenda cheios de história, atividades para as crianças, passeios guiados, conforto e, claro, uma comida mineira de encher os olhos!

Para quem prefere o eixo Rio-São Paulo, Teresópolis e Itatiba são boas referências para estar junto da natureza.

9. Resorts

Não há como negar, a criançada ama os resorts: piscinas, agito e muita diversão! E para os pais, o melhor é que dá para descansar sem se preocupar com a segurança dos pequenos, afinal, eles contam com uma equipe de recreadores responsáveis por manter as crianças em segurança e se divertindo para valer!

O Resort Rio Quente, em Goiás, é uma ótima pedida, afinal, as águas termais — com temperatura até de 40º — garantem o relaxamento do corpo e da alma.

Para aqueles que buscam os resorts à beira-mar, no Ceará tem o Beach Park, que além de parque aquático também oferece um resort com infraestrutura para adultos e crianças. Tudo isso perto do mar paradisíaco, com areias brancas que só o nordeste brasileiro pode oferecer.

Viu só? Locais para passear com a família ou mesmo em casal é o que não falta! Seja para quem quer sol e água fresca ou um bom chocolate quente, o Brasil é um prato cheio para as mais maravilhosas experiências.

Para ficar por dentro das principais oportunidades de viagem, acompanhe a revista Viagem & Turismo, que fala da melhor coisa do mundo: viajar. Conta com roteiros de viagem pelo Brasil e pelo mundo, com dicas perfeitas para você programar sua viagem de férias: hotéis, restaurantes, compras, passeios, câmbio e muito mais.

Com a GoRead você tem acesso a esta e outras revistas do segmento na palma da sua mão, para ler onde estiver! Entre em contato conosco e conheça a maior plataforma de revistas digitais do Brasil!