A decoração é um componente importante e pessoal dos cuidados com nosso lar. É por meio dela que vamos expressar o que somos, tornando o ambiente confortável e relaxante. Porém, às vezes também enjoamos do que já foi definido há tempos e acabamos por procurar tendências de decoração para novas inspirações.

Independentemente do seu objetivo, você veio ao lugar certo. Conheça neste artigo as novidades do setor para o próximo ano. Boa leitura!

Tendências de decoração para 2019

1. Cores Pantone

Todo ano a Pantone lança uma lista com as cores que serão tendências, tanto para o vestuário, quanto para a decoração. Tendo já divulgado seu relatório sobre design de interiores — PANTONEVIEW home + interiores 2019 —, ela estabelece um hall de tons e nuances que serão explorados pelas principais marcas do mercado.

O report anual nos mostra duas paletas de cores que foram selecionadas com o intuito de engajar as pessoas no ambiente, despertando emoções e sensações para criar uma conexão. A primeira é chamada de Cravings — ou Desejos, em português — e conta com cores que despertam a fantasia e o “fetiche por alimentos”.

Sabe aquela sensação gostosa de sentir o cheiro do café recém-passado? É esse tipo de memória correlacionada às emoções que a Pantone quer despertar com a paleta Cravings. As cores tropicais são carregadas de tons quentes e fechados, conferindo um ar dramático e intenso aos ambientes. Cereja, mirtilo, manga, chocolate, melancia, uva e pimenta caiena são algumas das inspirações.

A segunda paleta é a Classic e apresenta revisitações de cores tradicionais. Tons profundos, como o azul-marinho e o vermelho vinho, fazem um complemento perfeito com os metalizados, que continuam nas tendências de decoração para 2019. O brilho da cor dourada é a principal aposta da Pantone nas decorações internas, destacando a elegância e atemporalidade dos clássicos.

2. Decoração orgânica

Outra tendência de decoração para 2019 é a utilização de objetos naturais. Diferentemente do estilo rústico, a decoração orgânica prioriza o acabamento das peças de maneira que ressaltem a singularidade deles no ambiente. Em vez de móveis orgânicos se misturarem com o restante da decoração, eles tornam-se peças-chave no recinto.

Um ponto muito positivo nessa tendência de decoração é que ela comporta vários estilos dentro de si. Selecionamos alguns exemplos de móveis, objetos e itens decorativos que podem ser aplicados no estilo orgânico:

  • abuse de texturas naturais, como o vime, ratã, linho e sisal;
  • aproveite e brinque com as cores que remetem ao cru, por exemplo, tons castanhos e avermelhados, além do ferrugem e terracota;
  • não deixe de trazer a natureza viva para dentro de casa. Vasos simples e que fiquem no chão, com plantas de galhos grossos, como cercas-vivas e árvores em miniatura;
  • quando utilizar madeiras, aplique o tratamento adequado, evitando vernizes e componentes lustrosos para manter a aparência natural de madeira crua;
  • tapeçarias em macramê voltaram com força para o próximo ano, sendo um item decorativo bastante versátil. Eles podem ser usados na parede ou no chão, causando impacto e preenchendo bem os espaços.

3. Tetos expressivos

Tornar os tetos expressivos e parte integrada do ambiente também é uma tendência de decoração para 2019. Aqui vale sua criatividade para criar uma conexão do que está acima da cabeça com o restante da decoração. Observe bem o estilo escolhido para os cômodos e pense em algumas opções para o teto.

Se sua sala tem estilo clássico, talvez tetos escuros e lustres sejam uma boa combinação. Já para ambientes mais coloridos, talvez alguns desenhos possam ser feitos, aproveitando tons do restante da sala. E se quiser investir na decoração orgânica, pode-se brincar com as texturas e cores, criando ilusões que complementam o visual natural.

4. Estilo neutro

A moda neutra é uma das tendências de decoração para quartos infantis em 2019. Aqui, o principal é focar na pluralidade de cores. A ideia por trás dessa tendência é permitir um desenvolvimento natural e saudável.

Além disso, é importante investir em decorações interativas, misturando cores, texturas e brinquedos para criar um universo particular e único aos pequenos. Veja alguns exemplos de decorações para o estilo neutro:

  • texturas e tecidos naturais, como lã e sisal, podem ser usados tanto para decoração, quanto composição de objetos. Lembrando que, mesmo que a lã seja natural, ela deve ter tratamento antialérgico;
  • cestos de vime em formatos de animais estimulam a interação e ajudam os pequenos a cumprirem pequenas tarefas, como quando guardam os brinquedos em seu baú de elefante;
  • as cores mais utilizadas são as neutras, mas que fogem do habitual tom pastel. Invista nos tons de cinza, laranja, marrom, verde, ocre e off-white;
  • desenvolva espaços com seções estimulantes e que se interligam, como uma parede desenhada com a natureza e animais em feltro afixados nela. 

5. Peças rústicas

As peças rústicas formam um ambiente uniforme, sem preocupação alguma com o acabamento e a aparência. O intuito é praticidade, sustentabilidade e valorização do imperfeito. As decorações rústicas resgatam memórias de infância no campo com a avó. Mesmo que você nunca tenha saído da cidade, é assim que vai se sentir.

Aposte em peças de demolição e reciclagem, dê uma roupagem nova, tornando o item pessoal e renovado. Foque na funcionalidade e praticidade dos objetos, deixando o visual com um resultado aleatório e despreocupado. Fazendo contraponto à decoração minimalista, onde tudo tem seu lugar, é importante para o estilo rústico que os itens funcionais — como louças, revistas e temperos — fiquem à mostra.

O estilo orgânico remete à naturalidade e crueza dos objetos; já o rústico busca o visceral e original nas peças mal acabadas, imperfeitas e desalinhadas. Para os mais ousados e autênticos, é possível criar um mix harmônico entre ambos estilos.

6. Linhas em curva

As curvas conferem um toque de sensualidade aos ambientes, além de preencherem perfeitamente os espaços arranjados. Em 2019, as tendências de decoração pedem curvas e linhas circulares, apostando nos sofás, poltronas e cadeiras com esses formatos. Os objetos de decoração em vidro ganham uma atenção especial dessa tendência, pois as curvas garantem tons diferentes às cores do material.

Aproveite as formas em círculo para inovar nos abajures e lustres, combinando as mesclas de cores com as linhas curvilíneas. Além disso, esse estilo casa muito bem com outros, como a decoração orgânica e rústica, apostando nas formas de objetos naturais. Troncos, peças de pedra e barro são excelentes composições no ambiente.

As tendências de decoração para 2019 têm em comum a irreverência e originalidade, destacando as paletas com cores quentes e fechadas que predominam em todos os estilos apresentados.

Compartilhe nosso artigo nas redes sociais e mostre essas novidades em tendências de estilo para seus amigos e colegas!