Você sabe o que é aromaterapia? Pela etimologia da palavra já é possível entender o seu real significado: consiste em uma técnica terapêutica baseada no uso de substâncias aromáticas – óleos essenciais –  As formas de aplicação são variadas, de acordo com a necessidade de quem a utiliza. Pode ser feita por meio de massagens, banhos, inalações, entre outras maneiras. 

Os benefícios dessa prática são muitos. Ela contribui, inclusive, para aliviar os sintomas de estresse. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você entenda de maneira mais prática o que é aromaterapia e quais são as suas vantagens. Boa leitura!

Afinal, o que é aromaterapia?

Conforme abordado, aromaterapia é o método que utiliza óleos aromáticos para o tratamento de determinados problemas. De forma natural, é possível extrair de fontes vegetais substâncias que contribuem para o alívio de sintomas psíquicos e físicos que, de alguma forma, prejudicam o indivíduo. Técnica reconhecida pela OMS, Organização Mundial da Saúde, ela promove o bem-estar de maneira ampla. 

No entanto, é preciso ter um pouco de cautela em relação à aplicação dos óleos essenciais. Não é recomendável que tenha contato direto com a pele, mas, sim, que seja misturado a um óleo carreador, como:

  • uva;
  • gérmen de trigo;
  • girassol; 
  • gergelim; 
  • coco. 

Além disso, apesar de serem naturais, esses óleos essenciais não isentam a pessoa de apresentar alergias quanto à sua utilização. Dessa forma, é recomendável contar com um apoio profissional para que a prática seja feita da maneira correta e traga apenas as vantagens, conforme apresentaremos a seguir. 

Quais as vantagens da aromaterapia?

A aromaterapia apresenta muitos benefícios. Selecionamos os principais, veja!

Combate os sintomas do estresse

Hoje, a pressão do ambiente de trabalho e a rotina corrida contribuem significativamente para que os sintomas de estresse possam surgir, prejudicando seus afazeres diários, além de fazer com que as relações pessoais e profissionais sofram desgastes. Buscar soluções que combatam os sintomas do estresse torna-se essencial, especialmente se isso está prejudicando o seu desenvolvimento.

A aromaterapia permite que esses sinais sejam aliviados, além de evitar a depressão e a ansiedade. Para isso, é preciso utilizar os óleos extraídos da lavanda: as espécies utilizadas que contribuem para esses benefícios são a lavanda inglesa e a Lavandula angustifolia

Melhora o humor

Este tópico está diretamente relacionado com o anterior, uma vez que, ao reduzir os níveis de estresse, resultará na melhoria do humor. No trabalho, o bom humor resulta em um clima mais leve e prazeroso, aumentando a produtividade não só de quem apresenta esse sentimento, como da equipe inteira.

Estar bem-humorado ainda permite, como consequência, que o colaborador encontre as melhores soluções para possíveis problemas que surjam na equipe. Com o objetivo de contar com todas essas vantagens, o óleo essencial a ser utilizado é o May chang.

Alivia a enxaqueca

Recentemente, a enxaqueca foi incluída pela Organização Mundial da Saúde na lista de uma das doenças mais incapacitantes. Quando ela ataca, impede que a pessoa desenvolva suas atividades de maneira eficiente, além de fazer com que ela perca a concentração em seus afazeres, o que contribui para elevar o estresse e a ansiedade. 

Existem alguns fatores que podem ocasionar uma crise, como jejum, ingestão de determinados alimentos — vai variar de indivíduo para indivíduo — , fatores hormonais e luzes intensas diretamente incididas sobre a pessoa. 

Para esse problema, o óleo essencial a ser utilizado é o hortelã pimenta, uma hortelã híbrida obtida por meio do cruzamento da Mentha aquatica e da Mentha spicata. No entanto, é preciso que faça uma consulta para que o profissional descubra se os sintomas não são um sinal de doença mais séria. 

Reduz a insônia

De acordo com a Associação Brasileira do Sono, cerca de 35% das pessoas sofrem com a insônia em nosso país. Isso representa mais de 70 milhões de brasileiros que têm dificuldades para dormir e sofrem com as consequências desse mal, como: 

  • estresse;
  • baixa produtividade;
  • mau humor; 
  • impactos negativos nas funções cerebrais; 
  • baixa concentração, entre outros.

Nesse caso, o óleo essencial a ser utilizado é a camomila romana, erva da família das asteráceas, que também permitirá a redução da hiperatividade, auxiliará no tratamento da ansiedade, assim como contribuirá para o alívio de cólicas e dores no corpo. 

Alivia o cansaço 

Consequentemente, quem tem noites mal dormidas automaticamente sentirá os efeitos no próprio corpo, como o cansaço frequente e erros constantes no trabalho. No entanto, existe um óleo essencial próprio para esse alívio, como o cravo botão. Ele ainda contribui para o combate a micoses e o fortalecimento das unhas, além de ser um forte estimulante. 

Estimula a pressão sanguínea

Apesar de a hipertensão atingir muitos brasileiros, existe uma boa parcela de pessoas que também sofre com a pressão baixa. Entre os sintomas mais comuns, podemos destacar: tonturas, náuseas, sede, confusão, cansaço e respiração ofegante. Além disso, o batimento cardíaco fica rápido ou irregular.

Ao estimular a pressão sanguínea, contribuirá para a eliminação desses sintomas. Para isso, é preciso utilizar óleo essencial alecrim ou tomilho. Ambos equilibram a pressão, combatem o estresse e contribuem para o tratamento de dores específicas.

A partir da leitura deste conteúdo, você pôde entender o que é aromaterapia, quais os benefícios para a saúde e os principais óleos vegetais a serem utilizados. Manter-se informado sobre essas questões é o primeiro passo para que a terapia seja feita de maneira mais prática e eficiente, além de utilizar os óleos corretos para cada ocasião. 

Dessa forma, a leitura é um instrumento imprescindível para cumprir esse objetivo. Na plataforma GoRead, é possível contar com as publicações: Boa Forma, Bons Fluídos, Vida Natural, Viva Bem, Saúde, entre outras, que trarão subsídios para estar por dentro dos principais temas relacionados à área da saúde e bem-estar. Assim, você terá acesso não somente a informações como essas, mas também a outras dicas para uma melhor qualidade de vida. 

Imagine só poder contar com esses conteúdos diretamente de seu smartphone ou tablet? Com o aplicativo GoRead, isso é possível! Ficou interessado? Entre em contato conosco e conheça o que temos a oferecer!