A carreira ocupa um grande espaço em nosso cotidiano — reuniões, clientes, e-mails, equipes. Talvez, essa rotina seja responsável pelo sentimento de estagnação que nos aflige quando a dinâmica corporativa não permite alçar novos voos profissionais. Porém, independentemente da origem, sabia que o coaching de carreira pode ser o que você precisa?

Para cenários de incertezas sobre sua vocação, necessidade de mudança na carreira ou orientações sobre a vida profissional, o melhor é contar com especialistas no assunto. Então, para entender melhor como trabalha o coaching de carreira, continue acompanhando nosso artigo. Boa leitura!

O que é coaching?

Crescente no Brasil durante os últimos anos, a carreira de coaching é focada totalmente no desenvolvimento humano e suas habilidades. Ou seja, o objetivo é orientar o coachee — a pessoa que será treinada pelo coaching — a aprimorar suas próprias capacidades para atingir suas metas.

O interessante na técnica de coaching (significa “treinamento” em inglês) é que ela pode ser aplicada para qualquer segmento de nossas vidas. Veja abaixo os tipos de coaching e suas aplicações.

Coaching de vida

A principal função do coaching nessa especialidade é o desenvolvimento pessoal, ajudando o coachee a superar medos, ter mais autoconfiança e autoestima, por exemplo. Aqui, alguns aspectos da personalidade, hábitos e padrões de comportamento podem ser analisados com a finalidade de atingir um objetivo, como implementar uma alimentação mais saudável.

Coaching de relacionamento

Específico para casais, o coaching de relacionamento não somente ajuda nas situações mais difíceis, como também permite um conhecimento aprofundado do parceiro. O principal objetivo é fortalecer a união dessas duas pessoas, ensinando-as o enfrentamento em conjunto e desenvolvimento da empatia.

É importante dizer que os coachings de vida e relacionamento não são terapeutas, portanto, não tratam de condições psicológicas e nem podem prescrever remédios. Sua atuação é estritamente ligada ao autoconhecimento e autodesenvolvimento do coachee.

Coaching de vendas

Essa área de atuação do coaching é voltada para o desenvolvimento de estratégias de vendas — tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas. Por exemplo, com o coaching de vendas, um microempreendedor saberá como desenvolver seu diferencial competitivo, como buscar soluções adequadas para suas necessidades e atrair o público certo para seus produtos e serviços.

Coaching de negócios

Trabalha o desenvolvimento da empresa como um todo e não somente o departamento de vendas, como o especialista anterior.

O foco aqui são as micro, pequenas e médias empresas que necessitam de auxílio para montar um plano estratégico de crescimento e expansão, ao mesmo tempo em que melhoram sua gestão de negócio. As análises para novos investimentos também podem vir do coaching de negócios.

Coaching financeiro

Para questões econômicas da empresa ou família, o coaching financeiro pode ser uma boa pedida. O objetivo principal é ajudar o coachee a compreender um plano financeiro simples e conseguir geri-lo sozinho. Identificação de falhas no fluxo financeiro, gastos excessivos e planejamento de viagens familiares são algumas atividades que o coaching financeiro pode desenvolver.

Coaching de carreira

Preparação para as mudanças do mercado de trabalho é o foco desse especialista. Seu principal objetivo é orientar o coachee para que descubra suas ambições profissionais e comece a desenvolver estratégias para alcançá-las. O coaching de carreira oferece suporte e técnicas para aprimorar as principais habilidades de trabalho.

Como saber se preciso de um coaching de carreira?

Qualquer profissional interessado em seu futuro pode buscar conhecimento e técnicas com o coaching de carreira. As pessoas geralmente procuram o especialista quando:

  • querem buscar autoconhecimento e encontrar uma vocação;
  • necessitam de orientação para escolher sua especialidade de graduação;
  • o auge de suas carreiras não parece ser tudo o que precisavam e queriam;
  • estão se aposentando e pensando em uma segunda ocupação;
  • um cargo de liderança surge e é preciso aumentar a produtividade, melhorar a capacidade de comando e aprimorar outras habilidades;
  • desejam recolocação profissional após um longo período de ausência do mercado de trabalho;
  • querem planejar o futuro e iniciar um plano de aposentadoria baseado em sua escalada profissional;
  • almejam mudanças no rumo de suas jornadas profissionais.

Quais benefícios o coaching de carreira proporciona?

Como dissemos, o foco principal do método é o autoconhecimento, para que o a pessoa consiga reconhecer em si mesmo as falhas e buscar recursos para corrigi-las. O trabalho do especialista é orientar, guiar, planejar e auxiliar na superação de obstáculos, por meio de técnicas e abordagens específicas.

Com o desenvolvimento especializado do coaching, é possível desenvolver habilidades e mudar hábitos, assim como identificar os pontos fortes de sua personalidade. Tais características devem ser bem exploradas para que possam desempenhar um papel de importância em sua jornada.

Uma pessoa extrovertida, por exemplo, pode aprender técnicas de comunicação que melhorem o engajamento de seus clientes. Do mesmo modo, é possível trabalhar alguns hábitos para não impactarem em seus resultados, como o costume de falar muito rápido. As preparações para entrevistas de emprego também fazem parte desse pacote de mudanças comportamentais.

Com a orientação do coaching de carreira, a produtividade aumenta para fazer aquele projeto ou planejamento. Isso porque ele traz uma bagagem de conhecimento que agrega valor importante na construção de suas atividades. Abandonar um projeto ou sentir-se desmotivado é normal, porém, isso não acontece quando você tem uma pessoa do seu lado, apoiando e guiando.

Conquistar metas e objetivos também fica mais fácil quando recebemos a orientação certa e conseguimos utilizar os recursos disponíveis. Nossa capacidade é constantemente testada nesses desafios, então, quando nos aprimoramos e investimos em nosso conhecimento, nos tornamos capazes de realizar mais e ir mais longe.

A qualidade de vida é outra característica interessante. Ela vem, principalmente, do sucesso que temos em nossa carreira, pois reflete em quanto podemos investir em nosso bem-estar e conforto, como ter uma casa própria, um carro elétrico, roupas desejadas e alimentos específicos.

Então, podemos dizer que boas orientações profissionais recebidas do coaching de carreira colocarão você no caminho certo, aliviando o estresse e as preocupações, motivando-o a atingir objetivos profissionais e alcançar metas planejadas.

Independentemente do seu momento de carreira, contar com um especialista na vida profissional é um privilégio que valoriza suas principais características e aprimora suas habilidades. Porém, o momento certo para investir no coaching de carreira é só você que pode dizer. Esse é seu primeiro teste de autoconhecimento.

Se você chegou até aqui, é porque gostou do nosso conteúdo. Então não deixe de curtir nossa página no Facebook e comece a receber novidades em sua timeline!