Imagine-se chegando em casa depois de um longo dia de trabalho, você aperta um botão e, automaticamente, a TV liga em seu canal preferido, as cortinas se abrem e o ar-condicionado já é acionado na temperatura desejada.

Até pouco tempo, essa situação poderia parecer coisa de outro mundo, não é verdade? No entanto, com os projetos de automação residencial, é possível usufruir de todas essas facilidades.

Esse tipo de tecnologia pode, inclusive, contribuir para valorizar a sua decoração. E foi pensando nisso que elaboramos este post, para que você entenda como a automação pode ser vantajosa para o design de sua residência. Boa leitura!

O que é automação residencial?

A automação residencial pode ser considerada como uma espécie de sistema que utiliza a tecnologia para que parte da sua residência — ou até mesmo toda a casa — possa funcionar de forma automatizada e ser controlada por meio de aparelhos.

A partir desse sistema, é possível ligar e desligar todos os equipamentos da casa, como ar-condicionado, aquecedores, câmeras de segurança, irrigação dos jardins, aparelhos eletrônicos, sistemas de alarme, entre outros. Tudo isso é feito por meio do controle remoto, internet ou celular.

De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Automação Residencial, também conhecida como Aureside, a expectativa é de que o mercado de automação tenha um alcance global, com projeção de crescimento de cerca 11% até o ano de 2020 — só no Brasil, a estimativa é de que 300 mil residências já tenham automação. Mesmo assim, o atual potencial para fornecimento de equipamentos é muito maior, com 1,8 milhão de residências.

Quais os benefícios da automação residencial?

Sem dúvida alguma, um dos maiores benefícios da automação residencial é a praticidade. Não precisar se levantar do sofá ou de sua cama para abrir ou fechar as cortinas é um sonho, concorda? E que tal irrigar do jardim com um simples toque de um botão? Tudo isso foi criado justamente para trazer maior conforto e comodidade às pessoas.

Segurança é outro importante benefício do sistema. Poder acionar o alarme ou fechar as janelas mesmo à distância garante tranquilidade aos moradores. Isso é possível porque, já existem sistemas em que tudo é controlado pelo tablet ou celular

Esses dois fatores são primordiais no sistema de automação de residências, mas nem tudo se resume a eles. Moradores que optam por tal sistema preocupam-se também com o equilíbrio estético. Portanto, avaliar quais são os impactos dessa tecnologia na escolha da decoração do ambiente é fundamental. Afinal, conforto e bem-estar precisam estar aliados ao design da residência, não é mesmo?

Como valorizar a decoração com a automação residencial?

Criar um cenário bonito e aconchegante em sua residência exige atenção a muitos detalhes. A seguir, selecionamos alguns aspectos que podem contribuir para valorizar a decoração com a automação residencial. Confira!

Iluminação

Em um projeto de decoração, provocar emoções por meio da luz é essencial. E você sabe de onde veio essa ideia? Acredite, da Idade Média. Há registros em que as pessoas combinavam luzes naturais com velas para produzir uma atmosfera personalizada para cada ambiente.

Essa prática foi tão bem recebida que virou uma ciência, denominada luminotécnica. A partir dela, é possível instalar vários pontos de luz em um único ambiente, trazendo mais claridade e efeitos visuais a partir da iluminação controlada. E o que isso tem a ver com a automação residencial? Justamente devido ao controle de iluminação.

Afinal, com o aumento da necessidade de iluminação, mais luzes foram instaladas nos ambientes — ou seja, mais botões e interruptores nas paredes. Dessa forma, para garantir mais agilidade aos usuários e comodidade, foi criado um sistema para gerenciar essas funções remotamente.

Controle de equipamentos eletrônicos

A automação residencial permite, ainda, o controle de outros equipamentos eletrônicos, como as cortinas motorizadas, o ar-condicionado e as portas automáticas. O Home Theater é considerado um bom exemplo de aplicação desse sistema, pois é possível integrar diversas funções no ambiente, como áudio, temperatura e imagem.

Entre as principais vantagens de aplicar um projeto como esse em sua residência, eliminar os controles e botões podem garantir, ao mesmo tempo que simplicidade, a otimização do espaço. Com o sistema integrado, em uma única interface, o morador tem a chance de controlar tudo por meio do celular ou tablet.

Nesse caso, a internet é opcional em relação aos comandos à distância fora do imóvel. Hoje, o mercado apresenta ao consumidor opções personalizadas, com painéis de comando feitos por meio da planta do imóvel, fazendo com que a utilização seja instantânea e intuitiva.

Quando optar pela automação residencial?

A automação residencial está atrelada, quase em sua totalidade, à parte elétrica de seu imóvel. Sendo assim, o recomendável é que se instale no momento da reforma ou construção, uma vez que não será preciso realizar uma outra obra para que a instalação seja feita.

Engana-se quem pensa que esse tipo de projeto serve apenas para grandes imóveis, com muitos equipamentos e cômodos. Para você que tem um apartamento pequeno, também é possível contar com essas facilidades. Existem empresas que oferecem todo esse serviço para residências de apenas 35 metros quadrados.

E você deve estar se perguntando: com toda essa tecnologia, quanto sai todo esse investimento? Acredite, é menor do que se imagina, sendo possível contratar projetos gastando pouco mais de R$ 5 mil. Aquele cenário futurista, que antes era restrito apenas às cenas de cinema ou de novelas, pode estar mais perto de você do que se pensava.

Neste conteúdo, você pôde conhecer as facilidades que um projeto de automação residencial oferece para o seu dia a dia. A partir dele, seu imóvel contará com uma decoração mais sofisticada, segurança e, principalmente, terá a garantia de conforto, comodidade e tranquilidade para momentos atípicos de seu cotidiano, como realizar uma viagem, por exemplo.

O que achou deste conteúdo? Gostou das dicas e sugestões apresentadas? Compartilhe-o em suas redes sociais e faça com que seus amigos também tenham contato com as facilidades e as vantagens de um projeto como esse. Acompanhe, ainda, as novidades do setor lendo as revistas especializadas no aplicativo GoRead, afinal, conhecimento nunca é de mais.