Você conhece o conceito de ambiente integrado? Um de seus modelos, bastante utilizado, é a chamada “cozinha americana”, em que se tem visão para a sala de estar ou jantar. Esse tipo de espaço talvez seja o mais conhecido porque é uma tendência mundial há algum tempo, mas mostraremos que as opções e vantagens são diversas.

Integrar ambientes consiste em unificar dois ou mais cômodos por meio da eliminação parcial ou total de paredes e divisórias para, dessa forma, utilizar o mesmo espaço para funções diferentes. Pode oferecer benefícios tanto para apartamentos pequenos quanto para grandes imóveis. Continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto.

As principais vantagens de um ambiente integrado

Quem opta pela integração de ambientes geralmente está em busca de praticidade, funcionalidade e maior fluidez entre os espaços. Veja mais algumas vantagens trazidas por esse estilo.

Aproveitamento do espaço e sensação de amplitude

Eliminar paredes desnecessárias e integrar dois ou mais cômodos faz com que o ambiente pareça mais amplo e permite que todos os espaços sejam aproveitados da melhor maneira, especialmente quando se opta por móveis planejados e multifuncionais.

Além disso, o aproveitamento do espaço refere-se, também, à possibilidade de integração de cômodos antes pouco utilizados, como as varandas e dependências de empregados.

Utilização de iluminação natural

Em ambientes integrados as paredes são reduzidas ou eliminadas, o que permite que a iluminação natural tenha um maior alcance no imóvel e a luz do sol seja totalmente aproveitada. Isso deixa o espaço mais aconchegante e, ainda, reduz o gasto com energia elétrica. A utilização de janelas grandes e portas de vidro maximizam esse efeito.

Maior convívio social e familiar

Com a correria do dia a dia e o crescente uso da tecnologia, tudo o que as pessoas desejam é aproveitar ao máximo qualquer minuto disponível com seus familiares e amigos. A integração de ambientes sociais, como a sala de estar, a cozinha e a varanda, proporciona uma maior proximidade entre os moradores da casa, evitando, por exemplo, que os filhos se isolem assistindo à TV enquanto os pais estão preparando o jantar.

Além disso, é perfeito para quem costuma oferecer jantares ou receber convidados em casa, afinal, quem estiver cozinhando ou fazendo o churrasco não precisará mais ficar sozinho e poderá interagir com todos enquanto trabalha.

Possibilidade de personalização

O conceito de ambiente integrado é extremamente versátil e torna viável a personalização de qualquer tipo de imóvel. É possível integrar a sala de estar com a de jantar, o quarto com o escritório e até o banheiro, se assim desejar. A casa ou apartamento pode ficar da maneira que o proprietário desejar, desde que dentro das limitações estruturais.

Os ambientes integrados que estão em alta

Praticamente quaisquer ambientes podem ser unificados, desde que atendam às necessidades arquitetônicas relativas à sustentação do imóvel (lembre-se que derrubar paredes sem conhecimento pode causar danos na estrutura).

Agora, veja quais são os ambientes integrados que estão em alta no momento e inspire-se.

Cozinha com sala de jantar e/ou sala de estar

Reunir familiares e amigos para boas e descontraídas conversas na cozinha sempre fez parte dos costumes brasileiros, o problema é que está cada vez mais difícil encontrar imóveis que ofereçam espaço suficiente nesse cômodo para abrigar muitas pessoas ao mesmo tempo. 

Esse é um dos motivos pelos quais o conceito de espaço aberto tem sido amplamente utilizado para integrar a cozinha com as salas de jantar ou de estar, principalmente em imóveis novos.

Para delimitar a separação desses ambientes, o ideal é utilizar uma bancada com bancos altos ou uma mesa de jantar. A delimitação pode ser feita, ainda, com a diferenciação de pisos

Porém, se optar por aplicar o mesmo piso em todo o espaço, tenha o cuidado de escolher um material que resista ao dia a dia de uma cozinha. É interessante, também, investir em um mobiliário atraente e em eletrodomésticos modernos, uma vez que ficarão à vista de todos.

Organização e limpeza são pontos extremamente importantes para esse tipo de ambiente integrado, especialmente para quem recebe visitas constantemente, portanto, a rotina e a personalidade dos moradores devem influenciar na hora da decisão.

Sala de estar com varanda gourmet

Integrar a sala de estar com a varanda gourmet é uma excelente opção para quem gosta de receber amigos e familiares com muito conforto e praticidade. A integração pode ser tanto uma continuidade da sala de estar quanto criando espaços complementares.

No caso da continuidade, as divisões e barreiras são totalmente eliminadas e não há diferenciação na função ou decoração do espaço. Já na criação de uma área complementar podem existir barreiras parciais — como portas de correr — e os ambientes exercem funções diferentes, mas sempre conectados. A varanda pode ser transformada em uma sala de jantar, em um local de relaxamento ou em uma sala de jogos, por exemplo.

No caso das varandas é preciso conhecer as regras e normas do condomínio não somente com relação à derrubada de paredes, mas também a respeito do que pode ser alterado na fachada do prédio e do peso que a área pode suportar.

Quarto ou sala de estar com home office

A busca pela redução de custos por parte das empresas e de uma maior qualidade de vida pelos profissionais têm feito do home office uma tendência e, como nem todo mundo tem um cômodo disponível para ser transformado em escritório, a solução é criar um ambiente integrado.

Os cômodos mais utilizados na integração com o home office são o quarto e a sala de estar. No primeiro, a ideia é criar um cantinho funcional, harmonizando os móveis e as cores com o restante da decoração do ambiente. Já na sala, caso haja mais de um morador, o indicado é ter a opção de fechar o espaço com alguma espécie de divisória para os momentos em que precisar de privacidade e concentração.

Enfim, o conceito de ambiente integrado pode ser aplicado em diversos contextos, sempre oferecendo amplitude, praticidade, funcionalidade, interatividade e fluidez. Basta realizar um bom planejamento, levando em consideração as necessidades e a rotina de todos os moradores do imóvel, acompanhando as tendências na hora de escolher os elementos de decoração e integração e contando com o apoio de profissionais capacitados para garantir a segurança.

Resolveu criar seu ambiente integrado e precisa de referências de decoração? Então, consulte o acervo da revista Casa & Decoração e descubra soluções criativas para sua casa.