Networking. Uma palavra tão pequena com potencial tão grande de unir pessoas em prol do desenvolvimento pessoal e profissional em todas as áreas de formação e que estreita os laços com o objetivo de promover habilidades e competências.

O networking profissional é um tema amplamente abordado nos conteúdos da internet ou nas rodas de bate-papo sobre gestão de pessoas e, ainda assim, nunca sai de moda ou perde a visibilidade.

Neste post, de uma forma bem direcionada, vamos falar sobre o networking profissional e a importância de cultivar as relações para manter continuamente o seu perfil no radar de outros profissionais de destaque no mercado.

O que é networking profissional?

Na tradução literal é a rede de contatos para fins de trabalho, amizade ou negócios. O fato é que, com um bom networking, as chances de alcançar o objetivo, independentemente de qual seja, se ampliam muito, podendo gerar bons resultados.

O networking profissional, especificamente, ajuda a criar vínculos e referenciais de trabalho, o que favorece a migração de empregos ou a indicação para participação em processos seletivos — se quem recomenda já conhece as competências e a seriedade do seu trabalho.

O bom relacionamento, aonde quer que você vá, não só abre portas como as mantêm abertas. Mas, como nada dura para sempre, o livre acesso precisa ser cultivado e é isso que o networking faz — conserva na memória das pessoas as principais características e qualidades.

Por que o networking profissional é tão importante?

Já ouviu a frase “ninguém é uma ilha”? Isso quer dizer que, em ambientes sociais e profissionais, dificilmente você vai conseguir avançar degraus sem ter contatos que ajudem ou facilitem a subida.

Abrir o ciclo de interação e conhecimento com pessoas em diversos canais de comunicação e aumentar gradativamente os vínculos — priorizando a quantidade, sem perder o foco na qualidade — terá grande peso em momentos cruciais da sua vida.

As boas propostas surgem para aqueles profissionais que se preocupam com o preparo enquanto a oportunidade não chega. Participe de cursos, eventos, seminários e palestras, permitindo que todos saibam nos canais em que você participa.

Como fazer um bom networking?

Mesmo que o networking profissional tenha como finalidade intensificar as relações de trabalho, sempre existirá, paralelamente, uma pessoa com vida, desejos e ambições pessoais e é praticamente impossível dissociar uma da outra.

Em algum momento esse dois universos vão se entrelaçar e para não entrar em choque, melhor será que você caminhe em equilíbrio, respeitando os limites de cada um. Veja alguns comportamentos recomendáveis para um bom networking!

Seja você mesmo

Não crie um personagem para cada tipo de ambiente que você adentrar. O que vale é a postura quando estiver falando de trabalho ou o conhecimento necessário para solucionar problemas, propor melhorias e mudanças estratégicas.

Tenha personalidade e identidade firmes e os outros profissionais vão perceber que se trata da mesma pessoa, mesmo quando em um encontro informal você estiver de chinelos e com os cabelos desgrenhados, vivendo o melhor que o ambiente proporciona.

Saiba com quem você está falando

Conheça as pessoas, entenda o que elas fazem e quais são as suas responsabilidades e competências. Dessa forma, você saberá a quem recorrer em cada demanda, dúvida ou necessidade.

Mantenha a relação de respeito e valorização com cada pessoa envolvida em um projeto, empresa ou atividade profissional, independentemente da hierarquia ou do grau de poder daquele momento.

O mundo é cíclico e você poderá encontrar novamente essas pessoas em outro contexto — elas se lembrarão da sua postura — em uma situação de trabalho que você seja beneficiado ou que esteja em condições de beneficiar alguém.

Evite esquecer o nome das pessoas

Muitas pessoas têm dificuldades de memorizar nomes e acabam gerando certo desconforto ao encontrar profissionais importantes e não lembrar o nome. Se esse é o seu caso, tente se lembrar por associação a algum projeto em que atuaram juntos ou por referência de algum trabalho.

O nome é a marca pessoal, a identidade e a canção mais suave que alguém pode ouvir, alheio à sonoridade ou beleza. Ao tratar alguém pelo nome, certamente, você será recebido com, pelo menos, um pequeno sorriso.

Se há uma dificuldade em guardar o nome das pessoas, ao encontrá-las, não tente acertar por achismo ou perguntar muitas vezes. Caso não se lembre, pergunte apenas uma vez, deixe a conversa fluir e discretamente anote em algum lugar caso perceba que vai precisa repetir em outra ocasião.

Quais são as boas práticas para manter o networking profissional atualizado?

Se existem boas práticas para manter a chama do networking profissional acesa não perca tempo, pois, da mesma forma que você, diversos profissionais estão em busca de oportunidades no mercado.

Faça contatos estratégicos diariamente

Apareça vez ou outra nos ambientes importantes para o seu currículo. Seja em eventos, redes sociais ou fóruns de debate, marque presença e deixe uma impressão positiva. Quem não é visto, não é lembrado.

Além de demonstrar um perfil participativo e colaborativo, você vai conhecer novas pessoas e possibilidades profissionais. Tenha em mente que o mercado atual é volátil e está em busca de profissionais com boa percepção e que se adaptam facilmente às mudanças.

Mantenha-se atualizado

Nada mais constrangedor do que participar de uma roda de conversa com profissionais gabaritados e não conseguir se pronunciar sobre o assunto. Manter-se informado sobre temas diversos fará de você um profissional intelectualmente generalista, o que chama a atenção e agrada.

Quando estiver próximo de profissionais de uma determinada área e perceber que tem condições de interagir com propriedade, não hesite em participar modestamente, com comentários pertinentes. Você pode se tornar uma referência e acabar convidado a contribuir mais profundamente.

Leia revistas de qualidade — Você S/A, Istoé Dinheiro, Gestão & Negócios, Exame — que abordam temas sobre as atualidades do mercado de trabalho. Além de conhecer os principais nomes no mundo dos negócios você poderá compartilhar as informações em grupos de networking profissional.

Se você gostou deste post e percebeu que manter-se atualizado é a chave de sucesso para alcançar as pessoas com elevado padrão de conhecimento, que tal entrar em contato conosco para conhecer nossos planos de assinatura e ter sempre disponíveis os melhores conteúdos do mercado?