O cotidiano cada vez mais agitado e exigente, de cuidados com a casa, a família, o desenvolvimento profissional e o equilíbrio financeiro, faz com que o lazer acabe ficando em segundo plano. O resultado dessa equação é, quase sempre, esgotamento e estafa.

Você já parou para pensar como a exaustão emocional pode ser prejudicial ao seu equilíbrio mental e afetar a saúde do corpo e dos seus relacionamentos e, inclusive, a sua vida profissional?

Entenda um pouco mais sobre a exaustão emocional com 6 sinais que você não pode ignorar. No final, ainda daremos dicas para evitar o problema e conseguir alcançar uma vida mais leve e com mais bem-estar.

O que é a síndrome da exaustão

Basicamente, a síndrome da exaustão acontece devido a uma sobrecarga física, emocional e psicológica. Ou seja, nem sempre se faz presente somente pelo excesso de trabalho, mas pode ser ocasionada, também, por excesso de conflitos, responsabilidades ou estímulos cognitivos e emocionais.

Além disso, é importante saber que a exaustão não acontece de um momento para o outro. É um processo gradual, em que a pessoa chega ao seu limite, gerando a situação de colapso emocional e físico.

Sintomas

Ao contrário do que muitos acreditam, os sintomas da exaustão emocional não se apresentam apenas psicologicamente. Alguns sinais físicos também podem ser observados, como:

  • dores de cabeça;
  • alteração de apetite;
  • dificuldade de concentração;
  • dores musculares.

Entre os sintomas psicológicos, temos:

  • insônia;
  • apatia;
  • depressão;
  • aumento da desesperança;
  • falta de propósito;
  • descontrole das emoções.

Complicações

Os sintomas da síndrome, quando não cuidados com atenção, podem evoluir para complicações de ordem psicológica e física, como depressão profunda, ataques de fúria, além de dores musculares, baixa imunidade e, até mesmo, o desenvolvimento de doenças, como gastrite, úlcera, hipertensão, arritmia e infarto.

A situação de exaustão emocional ainda pode afetar o desempenho laboral, devido à falta de energia e concentração nessas atividades, e as relações pessoais, que são afetadas pelo desânimo e irritabilidade, levando ao isolamento social e à solidão.

7 sinais de exaustão emocional para ficar de olho

1. Cansaço físico

Você se sente cansado com frequência? Por mais tempo que durma, tem a sensação de que o sono não foi reparador? Pode ser sinal de exaustão, principalmente se há um sentimento de desesperança com o dia que está começando.

2. Distanciamento afetivo

Você está se esquivando mais que o habitual de convites sociais e preferindo ficar mais em casa, sozinho, no máximo com a Netflix e seu animalzinho de estimação? Atenção! Um sinal importante é também o distanciamento das emoções, a sensação de que “não se sente praticamente nada”.

3. Mudanças repentinas de humor

Sente que em um momento você está feliz e reluzente, confiante e animado, mas, por qualquer motivo, por menor que seja, seu humor vai completamente para o oposto, com muita irritabilidade, dificuldade de lidar com as emoções? Não negligencie. É sinal de que algo não vai bem.

4. Falhas de memória

Esquecer uma reunião importante, uma tarefa a ser cumprida ou de dar um recado importante? O excesso de informações e pensamentos pode levar a esses lapsos.

5. Dificuldade de raciocínio

Sentimento de confusão mental torna-se mais comum no dia a dia. Atividades que antes eram feitas com pouco tempo passam a demandar mais.

6. Alterações gástricas e intestinais

Dores no estômago e alteração no trânsito intestinal frequentes são sintomas importantes de exaustão.

7. Dificuldades no trabalho

Falta de motivação, um agir cada vez mais mecânico para as questões profissionais, desinteresse e sensação de incapacidade são sentimentos que podem levar à falta de desempenho no trabalho.

Meios de sair da situação de exaustão emocional

Buscar uma relação de equilíbrio em todos os pontos da vida não é nada fácil, mas, com certeza, é o caminho para quem quer viver com mais leveza e bem-estar.

Para isso, algumas atividades e mudanças de hábitos podem ser grandes aliadas.

Tenha um tempo livre

Dedicar um tempo a si mesmo é fator indispensável para se reconectar com a sua mente e o seu corpo.

Planeje a sua semana para que você tenha tempo de estar com a família e assistir a um filme, para um piquenique no parque ou uma atividade ao ar livre.

Mude sua visão frente às exigências cotidianas

As cobranças acontecem no mundo externo, porém são as internas que mais prejudicam a saúde física e emocional. Mude seu mindset sobre as exigências para consigo mesmo. O que você elenca como sucesso pode não ser, necessariamente, o que lhe trará felicidade.

Esteja no momento presente

A preocupação com o passado e o futuro são mentalmente esgotantes. Para manter a saúde mental e afastar de vez a exaustão, procure focar no presente, no aqui e no agora. Quais são os verdadeiros problemas que podem ser resolvidos neste momento? Assim, fica mais fácil observar o que é uma ansiedade pelo que ainda não chegou ou uma angústia pelo que já passou, e não pode ser mudado. 

Aposte na meditação e na atenção plena durante a respiração para acalmar a mente e ancorar no momento presente. 

Leia mais

Fazer leituras prazerosas e de conteúdos de interesse é uma ótima maneira de aliviar a mente e trazer mais tranquilidade e relaxamento para o dia a dia.

Que tal tirar umas horinhas do dia para ler aquele livro de um autor que você ama ou então acompanhar aquela revista de atualidades ou sobre bem-estar que irá ajudá-lo a se manter mais conectado com o mundo e com você mesmo?

O hábito da leitura, além de fortalecer a mente, ainda é um senhor remédio para aliviar as tensões diárias!

A exaustão emocional é um estado muitas vezes negligenciado por quem passa pelo problema. Porém, se não tratada, pode acarretar em diversas complicações físicas e psicológicas. Portanto, se observar os sinais de que algo não vai bem no dia a dia, não deixe de procurar ajuda. Reveja suas prioridades e construa uma nova relação com mundo e com você mesmo!

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